sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Feira de arte e artesanato em Bom Jesus da Lapa







Bom Jesus da Lapa tem seu encanto místico, com a fé dos devotos e a generosidade do Velho Chico, que apesar de tão sofrido caminhar pelo seu leito assoreado traz sua magnitude de salvador das comunidades ribeirinhas sertanejas.



Toquinha da Tokar produções, griô aprendiz, convidou o Ponto de Cultura de Rio de Contas para a feira de arte e artesanato que aconteceu nos dias 12 e 13 de setembro. Levamos os Griôs Maria, Lipinha e Anita, Seu Benedito,Dona Sissi, Seu Antônio Batista e Sterlina . Os Griôs foram cantando e contando causos na ida e vinda da viagem. Lipinha nos contou quando era criança e de sua vó materna , Sá Benedita,filha de índia caçada no mato a dente de cachorro, Sá Benedita quando saia pra trabalhar no mato levava seus filhos bebês e abria um buraco no chão e os deixava lá pra poder trabalhar , colocava um galho e quando esse galho esivesse mexendo era sinal de que as crianças estavam brincando , acordadas, e quando o galho estava parado era sinal de que as crianças dormiam.



Essas e outras histórias ouvimos durante a viagem .



Mas, o ponto culminante dessa aventura foi a apresentação que os Griôs fizeram no evento , na praça preincipla de Bom Jesus da Lapa.



Cantaram jogaram versos e fiseram rodas, Seu Antônio cantou uma moda de viola que encantou os espectadores.



Se Benedito cantou uma música em homenagem ao Velho Chico :



"Esse veio tem treita esse veio tem lábia, esse veio tem noiva , esse veio tem namorada."



E todos jogaram versinhos.






Rosa GriÔ.



Nenhum comentário:

Postar um comentário